• (47) 3370 2735
  • contato@apaejaragua.org.br
  • Rua Benildo Zamin, 560, Centenário, CEP 89.256-718
PROJETO MELHOR ATENDER

PROJETO MELHOR ATENDER

Com muita alegria, comunicamos que no dia 07 de junho foi assinado junto ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA, o Termo de Fomento n. 03/2022, referente ao valor de R$ 472.337,92, para iniciar o projeto Melhor Atender. Todo o recurso foi arrecado no ano de 2020 através de doações realizadas por meio da declaração do imposto de renda, por pessoas físicas e jurídicas que escolheram aplicar o recurso no projeto da APAE, através do Fundo da Infância e Adolescência – FIA.

Objetivo do projeto

Melhorar o acolhimento das crianças e adolescentes com deficiência da APAE por meio de uma melhor estrutura de atendimento.

Beneficiários:

Serão contemplados com o projeto 368 crianças e/ou adolescentes (0 a 18 anos) com Deficiência Intelectual – DI e/ou Múltipla – DM, Transtorno do Espectro Autista – TEA e Atraso Global do Desenvolvimento.

Execução

Em 2017 a entidade adquiriu um imóvel ao lado da sede, com o intuito de obter mais espaço para os atendimentos, porém, houve aumento na demanda e novamente é necessário realizar ampliação dos espaços. Sendo assim, o imóvel será reformado, a fim de ampliar as salas para atendimento dos arte pedagogos, contemplando climatização e acessibilidade em todos os ambientes, transformando o espaço em um Centro Cultural.

Dentre os serviços prestados à comunidade, destacamos a oferta de atividades artísticas, que de acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, a arte possui significativa contribuição para saúde mental e física, resultando em melhoria na qualidade de vida das pessoas. Visando estes benefícios, a APAE desenvolve atividades de artes visuais, expressão corporal e, para complementar estes trabalhos, está sendo implantada a musicalização como nova modalidade de atendimento.

A musicalização tem por intuito promover o bem-estar dos usuários através de aulas práticas e dinâmicas, auxiliando na expressão de sentimentos, oportunizando estímulos, abrangendo aspectos cognitivos e motores, relacionados ao aprimoramento da linguagem, ampliação do vocabulário e melhora na dicção, aspectos essenciais principalmente na fase de desenvolvimento da criança.

Portanto, este projeto visa a ampliação dos espaços de atendimento na casa anexa a entidade, onde, além das adequações na estrutura já existente, serão construídas mais duas salas grandes, uma nos fundos do terreno para atividades de expressão corporal e outra na área da frente específica para musicalização. Após a realização das adequações, serão iniciados os atendimentos para crianças e adolescentes, efetuados pelos arte pedagogos, resultando em melhoria nos serviços de acolhimento e desenvolvimento dos usuários.

Gratidão a todas as empresas e pessoas físicas que contribuíram!

Imóvel onde serão realizadas as adequações:

Localização: Rua Valmor Zonta, nº 590, Bairro Centenário, na cidade de Jaraguá do Sul/SC.

Realização:

Patrocinadores:

Tags :