Profissionais da APAE na III Jornada Brasileira de Estimulação Multissensorial Snoezelen/MSE.

Foto da Sala Snoezelen da APAE de Jaraguá do Sul. Entre os dias 18 e 19 de março de 2022, o orientador técnico Nypton e a fisioterapeuta Elaine, estiveram participando da III Jornada Brasileira de Estimulação Multissensorial Snoezelen/MSE. Evento este, que foi organizado pelo Centro Snoezelen- MSE Minas Gerais, com sede na Apae de Caxambú, também em Minas. Durante a abertura do evento, houveram as apresentações das salas Snoezelen de diversas regiões do país, através dos seus representantes estaduais. O convocado a representar o estado de Santa Catarina foi orientador técnico Nypton.

Logo após, o evento contou com apresentações de terapeutas Snoezelen, seus trabalhados e artigos ligados aos benefícios da estimulação multissensorial. A fisioterapeuta Elaine foi uma das palestrantes convidadas a participar e a mesma explanou sobre seu artigo intitulado: A IMPORTÂNCIA E O DESPERTAR DO ENGATINHAR NA CRIANÇA COM SINDROME DE DOWN NO AMBIENTE SNOEZELEN. Foi um momento muito importante, de intercambio entre profissionais de todo o Brasil, além da participação internacional da Dra. Amélia Martins de Portugal, representante do International Snoezelen Association - ISNA.

Após as apresentações, os participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer a APAE de Caxambú e sua sala de estimulação multissensorial. Encerrado o evento, o orientador técnico Nypton, participou da reunião da diretoria nacional, contribuindo com sugestões, realizando trocas com os demais membros e se atualizando acerca das questões pertinentes ao Snoezelen no Brasil.

Fotos do evento

Artigo de autoria da fisioterapeuta Elaine Cristine de Souza : A IMPORTÂNCIA E O DESPERTAR DO ENGATINHAR NA CRIANÇA COM SINDROME DE DOWN NO AMBIENTE SNOEZELEN.

RESUMO Este artigo relata a importância do engatinhar, principalmente na criança com Síndrome de Down, etapa que é muito comum ser “pulada” nessa população. O engatinhar desempenha papel importantíssimo no desenvolvimento motor, social e cognitivo de qualquer pessoa e mais ainda na com Síndrome de Down, por apresentar hipotonia generalizada. Este também é um papel fundamental da fisioterapia na estimulação da criança e, ter um ambiente que favoreça esse aspecto é um grande facilitador. O uso da sala Snoezelen permitiu que crianças com Síndrome de Down despertassem o interesse em engatinhar, ao ir de encontro aos estímulos proporcionados pela sala.


Abaixo artigo na íntegra.

Artigo - Snoezelen - Fisio Elaine
.pdf
Download PDF • 8.05MB

Foto de usuária em atendimento com a fisioterapeuta Elaine, na Sala Snoezelen, da APAE de Jaraguá do Sul.