top of page

Relatório de Atividades 2018


Já está disponível em nosso site o Plano de Ação 2019 e o Relatório de todas as atividades executadas no ano de 2018. Neste documentos importantíssimos para a entidade e claro sociedade e colaboradores, estão contidas informações sobre nossos investimentos e ações de inclusão social.

Queremos destacar aqui algumas de extrema relevância no ano de 2018:

1. Programa de Autodefensoria / Proerd:

PROERD na APAE foi um projeto que iniciou em 2017, tendo a sua primeira turma formada em 2018. Os usuários que participaram do curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas também estavam presentes na solenidade aconteceu na Arena Jaraguá no dia 20 de novembro de 2018. Durante os encontros foram abordadas diversos assuntos como: as drogas e a violência no mundo de hoje; a importância da família na prevenção ao uso de drogas e o envolvimento com a violência; noções sobre as drogas mais consumidas hoje em dia; Todo material adaptado para atender as pessoas com deficiência intelectual. Projeto piloto e inovador nesta área. Agradecemos a Polícia Militar de Jaraguá em especial os profissionais que estiveram juntos conosco nesta grande fase inicial.

2. APAIS em Ação:

Projeto APAIS EM AÇÃO, tem como objetivo principal estreitar os laços FAMÍLIA/USUÁRIOS/APAE, contribuindo para a conscientização de que, acreditar no potencial da pessoa com deficiência, é o primeiro grande passo para o seu desenvolvimento e qualidade de vida.

Visto a importância do vínculo afetivo entre a pessoa com deficiência e família por meio de experiências vivenciadas não só em âmbito familiar, mas também nos mais diversos ambientes e situações, é notório inúmeros casos na qual a família busca respostas, procurando entender e atender as necessidades das pessoas com deficiência.

No entanto, as vezes isso pode se tornar difícil: falta de informação, situações de angústia e opressão, o luto, direitos negligenciados, rótulos e preconceito, acabam com certeza abalando essa relação.

A questão então é: afinal que tipo de perspectiva se tem de uma pessoa com deficiência? E ainda, qual a importância de a família estar envolvida e conhecer a entidade que seu filho/irmão/familiar frequenta?

Os encontros ocorreram durante todo o ano de 2018, com várias ações de empoderamento familiar, tendo a frente uma equipe psicossocial.

3. Mercado de Trabalho:

De acordo com a resolução do CNAS n.º 33/2011, Art. 2º: definir que a Promoção da Integração ao Mundo do Trabalho se dá por meio de um “conjunto integrado de ações das diversas políticas cabendo à assistência social ofertar ações de proteção social que viabilizem a promoção do protagonismo, a participação cidadã, a mediação do acesso ao mundo do trabalho e a mobilização social para a construção de estratégias coletivas”.

O trabalho é estruturador de identidades, promove a sociabilidade e possibilita o pertencimento social, constituindo o sujeito em sua totalidade.

Todo este processo para inserção destes usuários no mundo do trabalho é monitorado e contribui para a inserção, reinserção e permanência do usuário neste espaço.

Neste processo de formação para o mundo do trabalho, a qualificação profissional acontece em cinco níveis: “Oficina de Educação e Trabalho”, “Iniciação para o Trabalho”, “Formação Profissional I”, “Formação Profissional II” e finaliza com a “Colocação no Mercado de Trabalho”.

Um dos programas mais bem vistos e de grandes parcerias em Jaraguá do Sul. Pois além de trabalharmos para garantir a Lei de Cotas, trabalhamos para que a inclusão no mercado de trabalho seja algo igualitário.

4. Centro de convivência:

No dia 24 de maio de 2018 o Centro de convivência Conviver comemorou 18 anos de história, por isso foi organizado nos dois períodos uma Festa retrô, com muita música, comida e diversão.

No grupo são atendidos usuários, a partir dos 25 anos de idade, em processo de envelhecimento precoce. São desenvolvidas atividades que contribuam para o envelhecimento saudável, com foco no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade, no fortalecimento/resgate dos vínculos familiares, do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social, através de abordagens multidisciplinares pautadas no direito, saúde, ocupação e lazer.

Nossos parabéns e esperamos que ainda venham muitos anos regados de amor, esperança e inclusão

5. Equipe de avaliação:

A APAE contou com uma inovação no ano de 2018, a Primeira e única equipe de avaliação diagnótico de Jaraguá do Sul.

Após verificar a crescente demanda a entidade estudou e colocou para funcionar uma equipe exclusiva para avaliação. Este processo acontece em etapas, compreendendo um período de tempo de aproximadamente sessenta dias para conclusão do processo.

Tem como objetivo avaliar as condições sociais, psíquicas, intelectuais, físicas e sensoriais de pessoas encaminhadas ou que procuram esta entidade, propor ações de habilitação e reabilitação para melhoria da qualidade de vida, caso seja identificado o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, a deficiência intelectual e/ou múltipla ou transtorno do espectro autista.

As etapas são: triagem; agendamento das avaliações; solicitação de avaliação da unidade escolar que estiver inserida; acolhida pelo profissional de serviço social; avaliação propriamente dita, com os diversos profissionais das áreas nas quais são identificadas as necessidades do avaliado; discussão das avaliações individuais; elaboração da impressão diagnóstica pela equipe; definição dos encaminhamentos; elaboração de relatório final e devolução da avaliação, isto é, o resultado final é repassado para a família do avaliado e para o segmento que realizou o encaminhamento inicial.

No decorrer deste processo reconhecemos também as potencialidades da pessoa com deficiência e transtorno do espectro autista.

Dados de 2018:

*280 triagens/avaliações;

* 57 processos iniciaram em 2018 e serão concluídos em 2019;

* 175 relatórios elaborados;

* 48 processos não foram concluídos ou faltaram;

Encaminhamentos:

* APAE – 148 encaminhados (66%);

* Assistência Social – 60 encaminhados (27%);

* Rede Regular de Ensino e/ou AEE da rede – 176 encaminhados (79%);

* Saúde – 154 encaminhados (69%);

* Outros – 29 encaminhados (13%).

Atendimentos:

* Número de usuários atendidos - 280

* Número de famílias atendidas - 237

* Quantidade de atendimentos total - 280

6. Prevenção uma ação em desenvolvimento:

APAE faz parte do Programa instituído pela Federação das APAES PREVENIR, que busca através de ações de prevenção primária, secundária e terciária trabalhar com a sociedade desmistificando a deficiência e prevenindo agravos no desenvolvimento infantil ou nos casos de deficiências já instauradas.

Por isso trabalhamos com palestras nos cursos de gestantes e em variados campos da sociedade, pois acreditamos que o debate entre profissionais de saúde, instituições hospitalares e movimentos sociais é fundamental na implementação e no aperfeiçoamento de medidas que promovam à qualidade da atenção a saúde da mulher e da criança.

OBJETIVO GERAL: Promover a educação em saúde na gestação, para gestantes e pais, mostrando aos mesmos a importância da participação a