Universo azul


Missão “promover e articular ações de defesa e garantia de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária”.

Público alvo são pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e Transtorno do Espectro Autista - TEA, onde é garantida a universalidade do atendimento, não podendo existir a contraprestação do usuário, sendo o mesmo de forma continuada, permanente e planejada. Atualmente são atendidos 432 usuários, porém este número sofre alterações durante o ano, dependendo da demanda oriunda de transferências de outras APAEs, congêneres e/ou ingressos através do processo de avaliação.

75 usuários com diagnóstico de TEA

O dia 2 de abril está chegando, data considerada como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Muitos movimentos têm acontecido em prol deste dia.

E não será diferente com a APAE/JS que em 2017 iniciou os atendimentos a este público em específico, de acordo com o convênio com a FCEE. Por este motivo também unimos forças em 2018 junto às demais entidades no trabalho incessante para desmistificar este Universo Azul!

A APAE já vem trabalhando há anos com deficientes intelectuais, sendo que alguns também com diagnostico de TEA no programa SPE/TEA e SAE/TEA, que atende pessoas que apresentam comprometimento qualitativo na interação social, alterações significativas na comunicação, linguagem, percepções sensoriais, comportamento estereotipado, instabilidade de humor e afeto e/ou outros sintomas comportamentais.

Como sempre tivemos o foco na deficiência intelectual, a partir de 2017 tivemos que abrir nossos olhos para um novo horizonte, e assim fomos em busca deste Universo Azul, que para muitos ainda é uma incógnita.

Por isso nossa equipe tem se especializado e buscado se profissionalizar e melhorar a avaliação multidisciplinar e o atendimento a este público.

O termo Universo pode ser usado em sentidos contextuais ligeiramente diferentes, denotando conceitos como o cosmo, o MUNDO ou a natureza. O universo observável tem de raio cerca de 46 bilhões de anos-luz. Uma interpretação alternativa de unvorsum é "tudo girando como um" ou "tudo girando através de um".

A teoria do Big Bang é o modelo cosmológico prevalente que descreve como o Universo evoluiu desde os primeiros segundos (Tempo de Planck- intervalo de tempo que a luz viaja no vácuo) até hoje. Observações de supernovas têm mostrado que o Universo está se expandindo a uma velocidade acelerada.

Nesta lógica da aceleração e da grande explosão (Big Bang), é que criamos nossa logo e o tema Universo Azul. Na mesma ideia que o autismo tem se tornado para a humanidade, algo em constante desenvolvimento acelerado e ainda inexplicável, que necessita ser explorado, e possuidor de muitos segredos a serem desvendados.

As mãos fazem ligação com o símbolo da APAE, sendo que a posição esta diferente devida o seu significado, pois a logo da entidade uma das mãos representa o amparo e a outra o direcionamento. No símbolo do universo azul as mãos significam o acolhimento. Acolhida que fazemos não somente aos usuários com este diagnostico, mas também as suas famílias.

Esta acolhida que tem como objetivo identificar as necessidades apresentadas pelas famílias e indivíduos, avaliar se realmente constitui situação a ser atendida nos serviços e identificar demandas imediatas de encaminhamentos. É o início da construção de vínculo, de referência e de confiança;

A cor azul representa a maior incidência de casos no sexo masculino.

O quebra cabeça – representa a complexidade do autismo, como a semelhança com o universo.

Com esta simbologia a APAE de Jaraguá do Sul está se preparando para desvendar este Universo e descobrir os mistérios que o Autismo tem para nos apresentar.

“Pois em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser descoberta!”