Serviço de “AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO”
Este programa acontece em etapas, compreendendo um período de tempo de aproximadamente 60 dias para conclusão do processo.
Objetivo avaliar as condições sociais, psíquicas, intelectuais, físicas e sensoriais de pessoas encaminhadas ou que procuram esta entidade, propor ações de habilitação e reabilitação para melhoria da qualidade de vida, caso seja identificado o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, a deficiência intelectual e/ou múltipla ou transtorno do espectro autista.
As etapas são:
1- triagem;
2- agendamento das avaliações;
3- solicitação de avaliação da unidade escolar que estiver inserida;
4- acolhida pelo profissional de serviço social;
5- avaliação propriamente dita, com os diversos profissionais das áreas nas quais são identificadas as necessidades do avaliado;
6- discussão das avaliações individuais;
7- elaboração da impressão diagnóstica pela equipe; definição dos encaminhamentos;
8- elaboração de relatório final;
9- devolução da avaliação, isto é, o resultado final é repassado para a família do avaliado e para o segmento que realizou o encaminhamento inicial.
No decorrer deste processo reconhecemos também as potencialidades da pessoa com deficiência e transtorno do espectro autista, através da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde Versão Para Crianças e Jovens (CIF-CJ), que nos permite a descrição da situação dentro de uma gama de domínios, e o nível de funcionalidade e incapacidade dos usuários, bem como identificar os fatores ambientais que constituem barreiras ou são facilitadores à sua funcionalidade.
Permite uma avaliação compreensiva do funcionamento dos usuários e, consequentemente, a introdução das necessárias adequações no processo de nossas ações direcionadas quer para o desenvolvimento das capacidades do indivíduo, quer para a introdução de alterações nos seus contextos de vida.
Os agendamentos para avaliações acontecem durante todo o ano. Ingressam nos programas para atendimento os usuários avaliados até o mês de outubro, com exceção do Programa “Estimulação Essencial”, ou ainda quando tratar-se de transferências de outras APAEs e/ou congêneres, podendo ocorrer em qualquer época do ano (estes também passam pelo processo de avaliação da APAE/JS).
Público Alvo: crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e pessoas com indicativo de deficiência intelectual e/ou múltipla e transtorno do espectro autista.
Recursos Humanos Envolvidos: Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Médica Neurologista, Pedagoga, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.
OBS: Estamos atendendo os municípios de Jaraguá do Sul, Corupá e Schroeder. Alguns agendamentos já estão para o mês de junho. Destacamos que hoje a APAE de Jaraguá é a única que atende na região para este tipo de avaliação.
Importante destacar que nenhuma outra entidade está realizando este processo. Por isso pedimos sempre a compreensão dos pais e familiares.
este serviço é no intuito de avaliar possíveis usuários para nossos serviços de atendimento.

Para maiores informações ou agendar avaliação entrar em contato com Simone pelo telefone:
(47)3370-2735 ou pelo e-mail:coordenacaotecnica@apaejaragua.org.br