APAE comemora 45 anos de História!


A década era de 70 mais precisamente em 1973, surge dentro do Lions Clube de Jaraguá do Sul a semente de criação de nossa APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Era tempo de Brasil Milagre. Ame-o ou deixe-o. Vivíamos em tempos de euforia.

Mas, com toda a beleza e a alegria do momento brasileiro, alguns preocupavam-se com aqueles que não tiveram a sorte de serem totalmente iguais.

Presidia o Lions Clube local um homem sério, singelo, batalhador e de saudosa memória, o companheiro de todos os momentos, Rolando Jahnke.

A ideia de uma APAE criou imediatamente um rol de líderes que passaram a trabalhar com afinco. Rubens Nicoluzzi, José Bahia e Dr. Alexander Georg Otisa, foram os mais dinâmicos e tiveram para isso o apoio, estímulo e amor de suas esposas, respectivamente a Tereza, Olinda e a Ruth.

Foram tempos maravilhosos. Tudo parecia que dava certo. E chegou 12 de julho de 1973, quando realizou-se a grande assembleia de fundação, cujo os ecos até hoje trazem lembranças bonitas.

O estatuto social elaborado, foi aprovado integralmente e por unanimidade. E a base do sonho que todos acalentávamos.

Chegada a hora da eleição do primeiro conselho deliberativo, e conselho fiscal e diretoria, mais uma grande alegria, surge apenas uma chapa para cada órgão, demonstrando a vontade de unir forças, de agir em conjunto em confiar nas lideranças municipais.

Eleitos os órgãos por aclamação surge a estrutura de trabalho de nossa APAE, tendo como Presidente Teresa Maria Rubini Nicoluzzi, vice-presidente Leônida da Silva Moretti, secretário geral Horst Stein, secretário José Bahia, tesoureiro José Gonçalves de Oliveira e 2º tesoureiro Dr Alexander Georg Otsa.

Estávamos prontos para a luta.

Como todo início, tudo foi difícil, conquistado, trabalhado, batalhado mesmo, mas Jaraguá do Sul como sempre, sabia receber as boas iniciativas, sabia reconhecer o que é essencial e importante.

A semente nascida no dia 12 de julho de 1973, no salão Paroquial da Comunidade Evangélica era forte.

O trabalho de conquistar os pais, a fim de colocar seus filhos, foi outro trabalho maravilhoso de conscientização de ensinamento, de progresso.

A APAE teve a virtude de sempre escolher líderes capazes, construtores, lutadores pela causa, que abraçavam e assim se sucederam:

Em 1978 foi inaugurada a sede própria na Rua José Emmendoerfer nº 328. Em 1979 estava concluído um trabalho de muita importância, a contratação de médico, psicólogo e fisioterapeuta. Tínhamos o primeiro veículo para buscar as crianças em suas casas. Eram inauguradas as primeiras oficinas de trabalho.

Acompanhavam-se todos os cursos possíveis, dentro de nossa capacidade de recursos, visando aprimorar a equipe técnica.

No próximo dia

12, quarta-feira estaremos comemorando 45 anos de história. Muitos momentos a recordar.

E para nossa alegria será inaugurada a 1ª sala de Snoezelen do Estado de santa Catarina.

Alguns de nossos profissionais estão contribuindo diariamente com suas passagens pela entidade.