"Universo azul"
O dia 2 de abril está chegando, data considerada como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Muitos movimentos têm acontecido em prol deste dia.
E não será diferente com a APAE/JS que em 2017 iniciou os atendimentos a este público em específico, de acordo com o convênio com a FCEE. Por este motivo também unimos forças em 2018 junto às demais entidades no trabalho incessante para desmistificar este Universo Azul!
O termo Universo pode ser usado em sentidos contextuais ligeiramente diferentes, denotando conceitos como o cosmo, o MUNDO ou a natureza. O universo observável tem de raio cerca de 46 bilhões de anos-luz. Uma interpretação alternativa de unvorsum é "tudo girando como um" ou "tudo girando através de um".
A teoria do Big Bang é o modelo cosmológico prevalente que descreve como o Universo evoluiu desde os primeiros segundos (Tempo de Planck- intervalo de tempo que a luz viaja no vácuo) até hoje. Observações de supernovas têm mostrado que o Universo está se expandindo a uma velocidade acelerada.
Nesta lógica da aceleração e da grande explosão (Big Bang), é que criamos nossa logo e o tema Universo Azul. Na mesma ideia que o autismo tem se tornado para a humanidade, algo em constante desenvolvimento acelerado e ainda inexplicável, que necessita ser explorado, e possuidor de muitos segredos a serem desvendados.
As mãos fazem ligação com o símbolo da APAE, sendo que a posição esta diferente devida o seu significado, pois a logo da entidade uma das mãos representa o amparo e a outra o direcionamento. No símbolo do universo azul as mãos significam o acolhimento. Acolhida que fazemos não somente aos usuários com este diagnostico, mas também as suas famílias.
Esta acolhida que tem como objetivo identificar as necessidades apresentadas pelas famílias e indivíduos, avaliar se realmente constitui situação a ser atendida nos serviços e identificar demandas imediatas de encaminhamentos. É o início da construção de vínculo, de referência e de confiança;
A cor azul representa a maior incidência de casos no sexo masculino.
O quebra cabeça – representa a complexidade do autismo, como a semelhança com o universo.
Com esta simbologia a APAE de Jaraguá do Sul está se preparando para desvendar este Universo e descobrir os mistérios que o Autismo tem para nos apresentar.
“Pois em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser descoberta!”
