Método Montessoriano

FIA.png
cmdca_pag_princ.jpg

Projeto realizado com recurso de Lei de Incentivo Fiscal (FIA).

O presente projeto visa proporcionar aos usuários matriculados no AEE, um melhor desempenho no desenvolvimento da aprendizagem na perspectiva Montessoriana, em um dos momentos em que permanecem na entidade.

 A proposta vai de encontro com o desenvolvimento global, uma vez que o ambiente descrito, objetiva essencialmente a constituição do sujeito, com atividades que possibilitem aquisição de conhecimento de modo mais informal e prazeroso, na qual os próprios alunos possam optar sobre o que desejam realizar. Considerando que cada escolha possui uma ação e uma consequência, além de estimular o desenvolvimento cognitivo, senso de iniciativa, autonomia, e outros, também contribui significativamente no reconhecimento do eu social, do eu emocional, do eu como sujeito.

A sala de aula Montessoriana é um pequeno “meio ambiente” com o máximo de recursos possível, pois acredita-se que a criança constrói seu conhecimento por meio da percepção, explorando e manipulando objetos com liberdade, trabalhando sozinha ou em grupo, sem prejudicar os outros nem estragar nada, e devolvendo o material que estiver usando ao seu devido lugar após finalizar seu trabalho. Por isso, a entidade acredita que todas as crianças terão um ganho de benefícios ainda maior quando tiver todo o espaço da sala para explorar e serem estimuladas. Alguns benefícios maiores:

 

  • Possuem senso-motor mais refinado;

  • Desenvolvem as habilidades de iniciativa e persistência;

  • Aprimoram as habilidades de percepção e observação;

  • Estão sempre felizes em aprender;

  • São capazes de aprender sozinhos (autoeducação);

  • Têm imagem positiva de si.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom