FIA.png
cmdca_pag_princ.jpg

Projeto Melhor Atender Apae Jaraguá do Sul

COMO DOAR PARA O FIA ATRAVÉS DO IMPOSTO DE RENDA – PESSOA FÍSICA

O VALOR DA DOAÇÃO SERÁ ABATIDO DO SEU IMPOSTO À PAGAR

 

A Lei permite que, do valor destinado, você desconte até 6% do Imposto de Renda devido. Para isso, sua declaração deve ser realizada no formulário completo e a destinação feita no ano-base da declaração do IR – ou seja, até o dia 31 de dezembro de cada ano. Você prestará contas ao IR no ano subsequente a doação.

 

Após 31 de dezembro, até a data limite da entrega da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF), a doação máxima é de 3% e a opção deve ser indicada no momento da Declaração do Imposto de Renda onde será emitido uma DARF para pagamento.

 

COMO DOAR:

 

1. Realizar a declaração pelo formulário completo.

2. Por meio do próprio programa gerador da Declaração de Ajuste Anual, que emitirá uma DARF para pagamento, lembrando que o limite é de 3% do imposto devido.

PASSO A PASSO:

Para doar no ato do preenchimento da declaração, basta o seguinte:

 

ETAPA 1

1. Escolher a opção de declaração de ajuste anual pelo modelo completo.

 

2. Lance todos os seus rendimentos, deixando a doação para o final do preenchimento da declaração;

 

3. Escolha a opção por tributação "Por Deduções Leais".

4. Entrar na ficha "Doações Diretamente na Declaração ao ECA — Estatuto da Criança e do Adolescente" — que fica no Resumo da Declaração no programa, clique em NOVO.

5. Verifique o valor disponível para doação.

6. Selecionar o tipo do fundo Municipal e depois, o estado (escolha na lista para qual cidade deseja destinar seu imposto);


7. Informar o valor da doação, que deve estar dentro do limite de dedução (lembrando que é 3% do imposto a pagar), calculado automaticamente pelo software (mostrado à direita, na mesma tela).

8. Vá em "imprimir" e selecione opção "DARF - Doações diretamente na Declaração – ECA".

9. Selecione o contribuinte.

10. Selecione gerar imagem PDF. Clique em OK

11. O programa emitirá um DARF que deve ser pago nas agências bancárias, ou pelos meios eletrônicos oferecidos pelo banco. O pagamento deve ser feito até o último dia da entrega da declaração (30/04).

 

ETAPA 2

12. Encaminhe para a APAE de Jaraguá do Sul a carta disponível para download          com os dados preenchidos e assinados pelo doador com cópia da DARF e do comprovante de pagamento (documentos originais).

 

13. Após o recebimento a APAE encaminhará as informações ao FIA e solicitará o recibo que será parte dos documentos da Declaração. Rua Benildo Zamin, 560 – Centenário – Jaraguá do Sul.

 

14. A APAE irá entregar o recibo para o Doador que deve anexar nos documentos da sua declaração do Imposto de Renda.

 

Para mais informações entre em contato com a APAE pelo telefone: 47 3054 2761, pelo WhatsApp 47 99187 8567 ou pelo e-mail:

coordenacaoadm@apaejaragua.org.br .

 

RESUMO DO PROJETO

 

PROJETO MELHOR ATENDER APAE JARAGUÁ DO SUL

Objetivo Geral:

Melhorar o acolhimento das crianças e adolescentes com deficiência intelectual e/ou múltipla, transtorno do Espectro Autista e atraso no desenvolvimento psicomotor da APAE por meio de uma melhor estrutura de atendimento.

 

Objetivos Específicos:

  • Oferecer melhor estrutura com temperaturas adequadas nos ambientes de uso das crianças e adolescentes atendidos na APAE de Jaraguá do Sul.

  • Oferecer maior acessibilidade as crianças e adolescentes usuários da APAE de Jaraguá do Sul.

  • Ampliar a estrutura física da Apae para aumentar a oferta de vagas de no atendimento das crianças e adolescentes.

 

Breve descrição do Projeto:

Este projeto busca a partir da melhoria de estrutura da APAE oferecer um melhor acolhimento as crianças e adolescentes atendidas na instituição. Durante o projeto teremos a ampliação do Espaço físico, aquisição de bens permanentes para melhoria da climatização dos ambientes e aquisição de bens para a acessibilidade. Posteriormente iremos medir a melhoria do atendimento.

 

A APAE de Jaraguá do Sul hoje oferece inúmeros atendimentos aos usuários que frequentam a Entidade tanto na área social, como educacional e de saúde. No que se refere à saúde, possui inúmeros profissionais que se dedicam a habilitação, tratamento e reabilitação da pessoa com deficiência, através de uma série de atendimentos e terapias como: fisioterapia, estimulação sensorial, fonoterapia, psicoterapia, terapia ocupacional, entre outros.

Para o público alvo é garantida a universalidade do atendimento, não podendo existir a contraprestação do usuário, sendo o mesmo de forma continuada, permanente e planejada. Atualmente são atendidos 226 crianças e adolescentes (dados de 29/02/2020), porém este número sofre alterações durante o ano, dependendo da demanda oriunda de transferências de outras APAEs, congêneres e/ou ingressos através do processo de avaliação. 

Nos últimos 4 anos o aumento do número de usuários matriculados foi de 268 para 526 até 29/02/2020, totalizando cerca de 96% no aumento da demanda de atendimento. A demanda está aumentando gradativamente, tornando imprescindível a modernização do ambiente e adequação dos espaços hoje utilizados para a democratização e acessibilidade dos pacientes e usuários. A aquisição de um veículo para transporte de pacientes para atividades que acontecem fora da instituição.

 

  • Climatização do refeitório – O espaço do refeitório da instituição utilizado para as refeições e atividades de orientação nutricional não possui climatização, visto que a cidade de Jaraguá do Sul possui temperaturas acima dos 35 Cº no verão indicamos no projeto a instalação de ar condicionados neste espaço oferecendo melhor estrutura no atendimento aos usuários.

 

  • A aquisição de um veículo para transporte de pacientes para atividades que acontecem fora da instituição, bem como para o transporte da equipe da própria APAE para encontros, reuniões, palestras e visitas domiciliares.

 

  • A ampliação das salas de atendimento para atender a demanda de crescimento na entidade.

 

Custo do projeto: R$ 538.399,30

Etapa 1_3.png
Etapa 1_4.png
Etapa 1_7.png