

Projeto Melhor Atender Apae Jaraguá do Sul
COMO DOAR PARA O FIA ATRAVÉS DO IMPOSTO DE RENDA – PESSOA FÍSICA
O VALOR DA DOAÇÃO SERÁ ABATIDO DO SEU IMPOSTO À PAGAR
A Lei permite que, do valor destinado, você desconte até 6% do Imposto de Renda devido. Para isso, sua declaração deve ser realizada no formulário completo e a destinação feita no ano-base da declaração do IR – ou seja, até o dia 31 de dezembro de cada ano. Você prestará contas ao IR no ano subsequente a doação.
Após 31 de dezembro, até a data limite da entrega da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF), a doação máxima é de 3% e a opção deve ser indicada no momento da Declaração do Imposto de Renda onde será emitido uma DARF para pagamento.
COMO DOAR:
1. Realizar a declaração pelo formulário completo.
2. Por meio do próprio programa gerador da Declaração de Ajuste Anual, que emitirá uma DARF para pagamento, lembrando que o limite é de 3% do imposto devido.
PASSO A PASSO:
Para doar no ato do preenchimento da declaração, basta o seguinte:
ETAPA 1
1. Escolher a opção de declaração de ajuste anual pelo modelo completo.
2. Lance todos os seus rendimentos, deixando a doação para o final do preenchimento da declaração;
3. Escolha a opção por tributação "Por Deduções Leais".
4. Entrar na ficha "Doações Diretamente na Declaração ao ECA — Estatuto da Criança e do Adolescente" — que fica no Resumo da Declaração no programa, clique em NOVO.
5. Verifique o valor disponível para doação.
6. Selecionar o tipo do fundo Municipal e depois, o estado (escolha na lista para qual cidade deseja destinar seu imposto);
7. Informar o valor da doação, que deve estar dentro do limite de dedução (lembrando que é 3% do imposto a pagar), calculado automaticamente pelo software (mostrado à direita, na mesma tela).
8. Vá em "imprimir" e selecione opção "DARF - Doações diretamente na Declaração – ECA".
9. Selecione o contribuinte.
10. Selecione gerar imagem PDF. Clique em OK
11. O programa emitirá um DARF que deve ser pago nas agências bancárias, ou pelos meios eletrônicos oferecidos pelo banco. O pagamento deve ser feito até o último dia da entrega da declaração (30/04).
ETAPA 2
12. Encaminhe para a APAE de Jaraguá do Sul a carta disponível para download com os dados preenchidos e assinados pelo doador com cópia da DARF e do comprovante de pagamento (documentos originais).
13. Após o recebimento a APAE encaminhará as informações ao FIA e solicitará o recibo que será parte dos documentos da Declaração. Rua Benildo Zamin, 560 – Centenário – Jaraguá do Sul.
14. A APAE irá entregar o recibo para o Doador que deve anexar nos documentos da sua declaração do Imposto de Renda.
Para mais informações entre em contato com a APAE pelo telefone: 47 3054 2761, pelo WhatsApp 47 99187 8567 ou pelo e-mail:
coordenacaoadm@apaejaragua.org.br .
RESUMO DO PROJETO
PROJETO MELHOR ATENDER APAE JARAGUÁ DO SUL
Objetivo Geral:
Melhorar o acolhimento das crianças e adolescentes com deficiência intelectual e/ou múltipla, transtorno do Espectro Autista e atraso no desenvolvimento psicomotor da APAE por meio de uma melhor estrutura de atendimento.
Objetivos Específicos:
-
Oferecer melhor estrutura com temperaturas adequadas nos ambientes de uso das crianças e adolescentes atendidos na APAE de Jaraguá do Sul.
-
Oferecer maior acessibilidade as crianças e adolescentes usuários da APAE de Jaraguá do Sul.
-
Ampliar a estrutura física da Apae para aumentar a oferta de vagas de no atendimento das crianças e adolescentes.
Breve descrição do Projeto:
Este projeto busca a partir da melhoria de estrutura da APAE oferecer um melhor acolhimento as crianças e adolescentes atendidas na instituição. Durante o projeto teremos a ampliação do Espaço físico, aquisição de bens permanentes para melhoria da climatização dos ambientes e aquisição de bens para a acessibilidade. Posteriormente iremos medir a melhoria do atendimento.
A APAE de Jaraguá do Sul hoje oferece inúmeros atendimentos aos usuários que frequentam a Entidade tanto na área social, como educacional e de saúde. No que se refere à saúde, possui inúmeros profissionais que se dedicam a habilitação, tratamento e reabilitação da pessoa com deficiência, através de uma série de atendimentos e terapias como: fisioterapia, estimulação sensorial, fonoterapia, psicoterapia, terapia ocupacional, entre outros.
Para o público alvo é garantida a universalidade do atendimento, não podendo existir a contraprestação do usuário, sendo o mesmo de forma continuada, permanente e planejada. Atualmente são atendidos 226 crianças e adolescentes (dados de 29/02/2020), porém este número sofre alterações durante o ano, dependendo da demanda oriunda de transferências de outras APAEs, congêneres e/ou ingressos através do processo de avaliação.
Nos últimos 4 anos o aumento do número de usuários matriculados foi de 268 para 526 até 29/02/2020, totalizando cerca de 96% no aumento da demanda de atendimento. A demanda está aumentando gradativamente, tornando imprescindível a modernização do ambiente e adequação dos espaços hoje utilizados para a democratização e acessibilidade dos pacientes e usuários. A aquisição de um veículo para transporte de pacientes para atividades que acontecem fora da instituição.
-
Climatização do refeitório – O espaço do refeitório da instituição utilizado para as refeições e atividades de orientação nutricional não possui climatização, visto que a cidade de Jaraguá do Sul possui temperaturas acima dos 35 Cº no verão indicamos no projeto a instalação de ar condicionados neste espaço oferecendo melhor estrutura no atendimento aos usuários.
-
A aquisição de um veículo para transporte de pacientes para atividades que acontecem fora da instituição, bem como para o transporte da equipe da própria APAE para encontros, reuniões, palestras e visitas domiciliares.
-
A ampliação das salas de atendimento para atender a demanda de crescimento na entidade.
Custo do projeto: R$ 538.399,30


